REVERBERA

Porto Musical reúne conferências, oficinas, seminários e shows no Recife

15 de Janeiro de 2020 | Porto Musical M?sica Oficinas Festival

Reprodução

A nona edição do Porto Musical ocorre no Centro do Recife, entre os dias 13 e 15 de fevereiro de 2020. Faltando poucos dias para abertura oficial do carnaval da cidade, o evento pretende atrair o público interessado em fazer contatos e negócios no setor da música, além de trocar conhecimentos. A programação, divulgada na noite desta quarta-feira (15), será realizada em espaços culturais e nas ruas. Estão previstos seminários, conferências e oficinas. Haverá, ainda, apresentações abertas ao público, com 18 showcases, e uma série de discussões sobre o mercado local, nas sessões "Bolo de Rolo".

A programação deste ano, segundo os organizadores, foi dividida entre a Praça do Arsenal, onde acontecem as apresentações musicais noturnas, e a área na frente do Paço do Frevo, com os showcases diurnos.

Entre as atrações musicais estão Vox Sambou (Haiti/Canadá), China (PE), Ave Sangria (PE), Devotos (PE), Frente Cumbiero (Colômbia) e Siba (PE).

Em cada dia de evento, haverá um daycase. As atrações são as seguintes: Arrete (PE); A Hora do Frevo (PE) e Guitarrada das Manas.

O Porto Musical é realizado pela Fina Produção, com patrocínio da Prefeitura do Recife, apoio do Sebrae e incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

Atividades

Durante o evento, o Paço do Frevo vai abrigar a série de encontros com profissionais e temas locais, as chamadas Sessões Bolo de Rolo. As outras ações serão realizadas no museu interativo Cais do Sertão, Apolo 235 e Portomídia.

Os seminários ocorrerão no Museu Cais do Sertão. Entre os temas estão gestão de carreiras artísticas, estratégias para lançamento digital e direitos autorais, com foco nas plataformas digitais.

Estão previstas seis conferências sobre o mundo da música. Entre os temas estão “Existe música fora da bolha?”, “É possível reagir ao algoritmo e ser visível?” e “Política de Cancelamento na internet: justiça ou opressão?”.

Também estão na pauta do evento “O artista negro está em pé de igualdade com o artista branco?", “Bregafunk: como uma música à margem do mercado, das políticas públicas e criminalizada consegue um público tão numeroso e diverso?”, além de “Por onde anda a crítica musical brasileira? A música política: Pisando em Praça de Guerra."

Com apoio do Sebrae, o Porto Musical abre mais espaço para novos artistas apresentarem seus trabalhos para programadores de festivais nacionais e internacionais.

Serão 50 pitchings de cinco minutos para cada artista. Nesse tempo, todos terão a chance de exibirem, em formato livre, sua melhor performance. Os pitchings serão expostos diariamente, das 10h30 às 12h30, na Sala São Francisco do Cais do Sertão.

-

Fonte: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/o-que-fazer-no-recife/noticia/2020/01/15/porto-musical-reune-conferencias-oficinas-seminarios-e-shows-no-recife.ghtml