REVERBERA

Festival MIMO reúne música, cinema e educação em Olinda

23 de Novembro de 2018 | Música Festival MIMO

Reprodução

A Mostra Internacional de Música de Olinda, o MIMO Festival, tem início nesta sexta-feira (23) e reúne shows, cinema, poesia e educação, durante três dias, em Olinda, no Grande Recife. Ao todo, são realizadas 46 atividades, que acontecem em diferentes pontos da cidade histórica. Esta edição marca os 15 anos do evento.
Uma das novidades do evento é o lançamento no Brasil de "Betty, They Say I'm Different", com a presença do diretor Phil Cox. O Mercado Eufrásio Barbosa, recém-reinaugurado após quatro anos de reforma, sedia o Festival MIMO de Cinema.

Como nos últimos anos, o palco principal fica na Praça do Carmo, onde ocorrem shows de artistas nacionais e internacionais. Nesta sexta (23), apresentam-se os músicos portugueses do Dead Combo e Tom Zé. 
Os artistas de Portugal apresentam o repertório do álbum "Odeon Hotel", lançado em abril e gravado em Lisboa. Tom Zé encerra a primeira noite com o repertório de seu álbum mais recente, "Canções Eróticas de Ninar", além de sucessos da carreira.

No sábado (24), a noite começa com o hip hop do grupo palestino 47 Soul, que se apresenta pela primeira vez no Brasil. O rapper brasileiro Emicida comemora seus 10 anos de carreira no evento.

Já o domingo (25), está reservado para a música de Pernambuco e começa com a ciranda de Lia de Itamaracá. A banda Eddie apresenta seus principais sucessos e músicas do recém-lançado álbum "Mundo Engano".

Instrumental
A Igreja da Sé é palco de concertos da música instrumental, com apresentações de Hermeto Pascoal, na primeira noite, e Egberto Gismonti, no sábado (24).

O paulista Bruno Sanches apresenta um show baseado em viola caipira, no sábado, na Igreja do Carmo. No domingo (25), na Igreja do Carmo.

A cantora gaúcha Grazie Wirtti e o pianista e arranjador Leandro Braga fazem o show "Canções Praieiras de Dorival Caymmi", inspirado no primeiro álbum do compositor baiano.

No sábado (24), a noite começa com o hip hop do grupo palestino 47 Soul, que se apresenta pela primeira vez no Brasil. O rapper brasileiro Emicida comemora seus 10 anos de carreira no evento.

Já o domingo (25), está reservado para a música de Pernambuco e começa com a ciranda de Lia de Itamaracá. A banda Eddie apresenta seus principais sucessos e músicas do recém-lançado álbum "Mundo Engano".


Cinema
O Festival Mimo de Cinema apresenta uma seleção de 19 filmes, todos inéditos em circuito comercial.

Estão na programação os filmes "Mussum, um filme do Cacilds", de Susanna Lira; "Com a palavra, Arnaldo Antunes", de Marcelo Machado; "O samba é meu dom, Wilson das Neves", de Cristiano Abud" e "Você Não Sabe Quem Eu Sou", de Alexandre Petillo, Rodrigo Grillo e Rogério Correia, sobre o vocalista do Ira!, Nasi.

Também consta na programação "Som, Sol & Surf Saquarema", longa-metragem de Hélio Pitanga sobre o festival de rock realizado pelo produtor e jornalista Nelson Motta, em 1976, com shows de Raul Seixas, Rita Lee e Angela Ro Ro.

"Do sul ao Norte", primeiro longa-metragem de Isbela Faria Trigo, entra na lista do festival. O filme acompanha um grupo de músicos franceses e brasileiros que saem da Bahia em uma Kombi lotada, com o sonho de atravessar a América do Sul.

Estão programados também três filmes pernambucanos: o longa-metragem "Pesado, que som é esse que vem de Pernambuco?", de Leo Crivellare, que narra o encontro do metal com outras referências musicais locais, como frevo e manguebeat, e os curtas" Bup", de Dandara de Morais, e "Quanto mais longe vou, mais perto fico", de Daniel Ortega.

Este ano, o Shopping Patteo também participa da programação gratuita do evento, com duas sessões abertas ao público.

No sábado (24), é exibido o documentário “O samba e meu dom - Wilson das Neves”, às 14h. O filme traz a história do baterista, cantor e compositor brasileiro Wilson das Neves. Já no domingo (25), também às 14h, o centro de compras recebe o filme “Mussum, um filme do cacilds”, de Susanna Lira.


Educação
O Fórum de Ideias é uma reunião de artistas, como Tom Zé, Egberto Gismonti e Emicida. Além deles, o cineasta britânico Phil Cox apresenta sua trajetória de criação do seu mais recente filme. A mediação do Fórum é da jornalista e escritora Chris Fuscaldo.

Hermeto Pascoal apresenta uma aula-show, na qual os participantes podem fazer perguntas sobre sua música e obra. Os grupos internacionais 47Soul (Palestina) e Dead Combo (Portugal) oferecem aulas que abordando processos criativos e tradições culturais das regiões de origem.

O DJ e VJ Montano ministram workshop de Criação de Vídeo Cenário, apresentando detalhes sobre aplicações de vídeo projeções e oferecendo ao público a oportunidade de experimentação prática. As inscrições foram realizadas entre os dias 23 de outubro e 15 de novembro.

O evento Chuva de Poesia homenageia Hilda Hilst, autora brasileira de mais de 40 títulos de poesia, teatro e ficção. Trechos de sua obra caem “do céu”, na Igreja do Carmo.

Segundo os organizadores, em 15 anos, o festival teve público de 1,5 milhão de pessoas. São 48 edições ininterruptas desde 2004, com 436 concertos, exibição de 287 filmes e a participação de 3.340 músicos.

Trânsito
Para receber as atividades, algumas intervenções são realizadas no trânsito, na segurana e na organização do comércio.

Das 9h desta sexta-feira (23) até as 22h do domingo (25), a Avenida Liberdade, uma das principais do Sítio Histórico, tem o trânsito fechado para carros. Fica permitida apenas a passagem de veículos de moradores. O trânsito no Alto da Sé tem a mesma restrição, na sexta e no sábado (24), das 17h às 22h.

Guardas Municipais e Polícia Militar fazem a segurança do local. Um posto de saúde funciona na Policlínica Barros Barreto, na Rua Dr. Justino Gonçalves, no Carmo, para atender o público do festival. Os comerciantes foram organizados para permitir a passagem dos pedestres e de veículos das áreas de segurança e saúde.

-

Fonte: 
https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2018/11/23/festival-mimo-reune-musica-cinema-e-educacao-em-olinda.ghtml