REVERBERA

Festival Nacional do Frevo tem 12 finalistas com músicas inéditas

11 de Julho de 2018 | Música Festival Frevo

Reprodução

Foram selecionados os 12 finalistas do Festival Nacional do Frevo, que premia canções inéditas em quatro categorias: Frevo de Bloco, Frevo de Rua, Frevo Canção e Frevo Livre Instrumental Autoral. A final do concurso acontece na sexta-feira (13), às 19h, no Teatro de Santa Isabel, no Centro do Recife. O evento é gratuito.

A categoria de Frevo Livre instrumental Releitura foi eliminada do concurso este ano, pois o número de inscrições foi insuficiente.

Os primeiros colocados de cada categoria participarão da grade de programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2018 e do Carnaval do Recife 2019, além de ganhar uma gravação audiovisual da música vencedora, com disponibilidade de 15 horas em estúdio.

Os segundos lugares de cada categoria ganham uma gravação master da música vencedora, com 10 horas de estúdio, e participam do Carnaval do Recife 2019. Os terceiros colocados também participam do Carnaval do Recife 2019.

Festival Nacional do Frevo abre votação para escolher vencedor

Também serão premiados o melhor arranjo e o melhor intérprete do concurso, contemplados com a gravação de uma música cada.

As canções e os músicos são avaliados por cinco jurados da área musical, que não são revelados até o momento da apresentação. A avaliação é feita com base na composição e arranjo do frevo. Nas categorias Frevo de Bloco e Frevo Canção também são avaliados letra e intérprete.

O festival é uma ação da Secretaria de Cultura do Recife, que busca assegurar renovação e fôlego ao gênero musical, que é um dos principais pilares da cultura pernambucana.

As músicas inscritas passaram por uma curadoria responsável por selecionar 30 finalistas a serem apresentadas ao público em três eliminatórias, que aconteceram ao longo do mês de junho e início de julho.

Entre os jurados que estiveram presentes nas eliminatórias estão Maestro Spok, Jota Michilles e Almir Rouche, além de músicos da Orquestra e da Banda Sinfônica do Recife.

No Festival Nacional do Frevo, é possível concorrer com canções inéditas em cinco categorias — Foto: Bruno Campos/Divulgação

Confira as canções finalistas:

Categoria Frevo de Bloco

"Matando Saudade" (Luiz Gonzaga de Castro)

"No Primeiro Dia do Nosso Amor" (Lourenço Gato e Flávio Souza)

"Tempo de Saudade" (Luiz Guimarães)

Categoria Frevo de Rua

"Adriana no Freco e Companhia" (Parrô Mello)

"Alvoroçado" (Bené Sena)

"Sapecando" (Marcos FM)

Categoria Frevo Canção

"Claudionor, o Menino do Frevo" (Bráulio de Castro e João Araújo)

"Frevo Bregado" (Eugênio Carlos de Melo Brasil)

"Sabor de Rum Hortelã" Café (Edinho Queirós)

Categoria Frevo Livre Instrumental

"Frevo Amizade" (Ronaldo Batata)

"Primeiro de Maio" (Romero Bonfim)

"Tubarão no Circo" (Zé Freire)

-

Fonte: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/musica/noticia/festival-nacional-do-frevo-tem-12-finalistas-com-musicas-ineditas.ghtml